
A ANIMAÇÃO ESTÁ PARA PEIXE: O GÊNERO DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA NA SÉRIE PEIXONAUTA
2021; INSTITUTO FEDERAL DE MATO GROSSO; Volume: 6; Issue: 2 Linguagem: Português
10.23926/rpd.2021.v6.n2.e043.id1070
ISSN2526-2149
AutoresYara Moreira Câmara, Sheila Alves de Almeida,
Tópico(s)Science Education and Perceptions
ResumoEste trabalho tem como objetivo investigar a comunicação da ciência na série animada Peixonauta. Para tanto, foi realizada uma análise documental de 27 episódios da segunda temporada da série. Baseado na concepção de ciência, atividade dos cientistas e concepção de infância evidenciou-se que, embora não seja produzido para fins escolares, os objetivos dessa animação são educacionais e seguem a uma tendência que se aproxima, em alguma medida, de concepções escolares de ciência. Embora a vida dos animais seja um aspecto excessivamente explorado nesses materiais, informações sobre os bichos que estão próximos às crianças são pouco frequentes na animação. Reitera-se a importância dessa animação como possibilidade de promoção da linguagem de divulgação científica para crianças.
Referência(s)