
Avaliação do Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh em estudantes de Medicina: Uma revisão integrativa da literatura
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i8.17530
ISSN2525-3409
AutoresLudmylla da Luz Dutra, Ana Clara Nascimento de Aquino, Ewerton Lima da Silva, Larissa Navarro Barros,
Tópico(s)Sleep and Work-Related Fatigue
ResumoO sono é uma função biológica essencial do ser humano relacionado à qualidade de vida, que pode ser avaliado por meio de escalas como o “Índice de Qualidade do Sono de Pittsburgh”. Estudantes de medicina são uma população suscetível a ter sono insatisfatório por estresse, obrigações acadêmicas e outros fatores. Assim, o objetivo desse trabalho foi unir informações da literatura a respeito da temática, tendo em vista a crescente relevância do assunto no campo da saúde pública. Trata-se de uma Revisão Integrativa da Literatura (RIL) que utilizou descritores no DeCS e as bases SciELO, BVS, LILACS e MEDLINE. Foram considerados apenas estudos que usavam o índice PSQI. A busca nas bases resultou inicialmente em 140 artigos, após a aplicação dos critérios de exclusão e inclusão, 18 artigos foram aptos para a amostra final. A maioria dos artigos (70%>) apresentaram má qualidade de sono entre os estudantes, mas menos de 15% possuiu distúrbio de sono. A média dos índices PSQI disponibilizados foi de 6,24 e o maior fator de associação da má qualidade de sono foram: depressão, ansiedade, estresse e pontuações maiores para estudantes com Síndrome do Intestino Irritável. Há a necessidade de estratégias educacionais voltadas à promoção da saúde, incluindo a adoção de hábitos de vida mais saudáveis como atividade física, higiene do sono e controle de situações que induzam o despertar. Por fim, são necessários mais estudos de qualidade que busquem investigar os fatores de risco para a má qualidade de sono em estudantes de medicina.
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