Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Psicanálise e cinema: aplicação da análise fílmica para a aprendizagem do conceito de inconsciente

2021; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 32; Linguagem: Português

10.1590/0103-6564e180141

ISSN

1678-5177

Autores

Elizabeth Fátima Teodoro, Daniela Paula do Couto, Mardem Leandro Silva, Roberto Lopes Mendonça,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Resumo Partindo da constatação acadêmica da importância do ensino-transmissão da psicanálise na universidade, este artigo objetiva ser uma peça demonstrativa do quanto o aprendizado do conceito psicanalítico - inconsciente - pode ser facilitado por meio da linguagem cinematográfica. Para tanto, a investigação teórica e a análise fílmica psicanalítica foram escolhidas como métodos de pesquisa, estes balizados pela psicanálise aplicada. Utilizam-se filmes consagrados pela mídia, que vão desde Psicose, de Alfred Hitchcock, até Alice no país das maravilhas, de Tim Burton, a fim de dispor em movimento a conceituografia psicanalítica que organiza o conceito de inconsciente em Freud e Lacan. Observa-se, assim, que a novidade freudiana consistiu em desatrelar o inconsciente da consciência e elevá-lo ao estatuto de instância psíquica que se expressa por meio de sonhos, atos falhos, chistes e outros. A partir dessa concepção, posteriormente Lacan propõe o inconsciente estruturado como linguagem provendo o fio fundamental dos laços sociais.

Referência(s)