Artigo Acesso aberto Produção Nacional

CONTRIBUIÇÕES DA PLATAFORMA SESSA PARA IDENTIFICAÇÃO DOS PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM BÁSICA NO JOGO DE XADREZ

2021; INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português

10.21575/25254782rmetg2021vol6n11526

ISSN

2525-4782

Autores

Cleiton Marino Santana, Danielle Ferreira Auriemo, Paulo Virgílio Rios Rodrigues,

Tópico(s)

Physical Education and Gymnastics

Resumo

Investigou-se a eficácia da Plataforma Sessa para identificação dos problemas de aprendizagem básica no jogo de xadrez. Utilizou-se a plataforma virtual como uma ferramenta para explorar as respostas de 205 testes básicos realizados pelos usuários. Verificou-se que embora as médias dos resultados dos usuários fossem excelentes, 29,6% dos erros encontrados nos testes dos usuários foram questões que envolvem os lances especiais, 19,8% referente à movimentação das peças, 19,6% sobre direções e tabuleiros de xadrez, 15,1% sobre xeque e xeque-mate, 11,6% sobre o posicionamento das peças e 4,2% sobre identificação das peças. Os principais erros evidenciados pela Plataforma são erros básicos da aprendizagem do xadrez. A plataforma apresentou-se satisfatória para identificar essas debilidades dos usuários, apontando especificamente cada uma delas.

Referência(s)