
Saúde, currículo, formação: experiências sobre raça, etnia e gênero
2021; Faculdade de Medicina de Botucatu (Unesp); Volume: 25; Linguagem: Português
10.1590/interface.200697
ISSN1807-5762
AutoresRosana Batista Monteiro, Márcia Pereira Alves dos Santos, Edna Maria de Araújo,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoO racismo gera iniquidades na saúde, caracterizando-se como importante fator de violação de direitos. As políticas curriculares de ação afirmativa e a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra (PNSIPN) apontam que a formação dos profissionais de saúde é um campo estratégico para a alteração desse quadro. Este texto apresenta um relato sobre a experiência exitosa de um Grupo Temático (GT) 28 – Saúde, currículo, formação, composto por integrantes do GT Racismo e Saúde, da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (Abrasco). Ao pautar a formação de profissionais da saúde, a política de saúde da população negra e a educação das relações étnico-raciais, o GT mobilizou esforços para promover formação, levantamento de propostas formativas e divulgação de experiências, que resultaram na organização e na publicação de um dossiê. O relato revela uma metodologia de trabalho colaborativo e expressa desafios e possibilidades para a formação em saúde da população negra.
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