Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O DESENVOLVIMENTO DE INFOGRÁFICOS SOBRE HISTÓRIA DA CIÊNCIA E SEUS EFEITOS DE SENTIDO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE CIÊNCIAS

2021; Volume: 12; Issue: 2 Linguagem: Português

10.22407/2176-1477/2021.v12i2.1594

ISSN

2176-1477

Autores

Leandro Siqueira Palcha,

Tópico(s)

Science and Science Education

Resumo

Nos dias atuais, observa-se a necessidade pela busca de metodologias ativas que fomentem a leitura, a pesquisa e o aprofundamento de informações sobre a ciência. Há de se pensar nisso como uma questão bastante desafiadora e que exige esforços nos espaços de formação de professores para se trabalhar com meios e formas de mediação da natureza do conhecimento científico. O objetivo aqui é analisar os efeitos de sentidos nos dizeres de licenciandos acerca da experiência de construir infográficos sobre a história da ciência para o ensino de ciências. Utilizou-se como referencial teórico e metodológico a Análise de Discurso Francesa. Os resultados expressam efeitos complementares, auxiliares e constitutivos que representam diferentes sentidos de expressar a história da ciência no ensino. Defende-se que o infográfico contribuiu para manifestar estes sentidos, particularmente quando se enseja sincretizar a abordagem histórica da ciência e seu ensino, a fim de romper com um ensino tipicamente transmissivo.

Referência(s)