Artigo Acesso aberto

A luta pela implementação da Sociologia no Ensino Médio e a FEMECS: revisitando memórias

2021; Issue: 27 Linguagem: Português

10.33025/rps.v0i27.3333

ISSN

1983-0076

Autores

Roberto Mosca, Vinicius Mayo, Camila Lamarão,

Tópico(s)

Sociology and Education in Brazil

Resumo

Este breve relato corresponde a uma introdução às entrevistas publicadas no presente número (nº27) da revista Perspectiva Sociológica, que foram concedidas como parte do resgate da memória de fatos e passagens relacionados ao processo de aprovação do PL 09/00 no Senado Federal, em 2001, e ao posterior veto de Fernando Henrique Cardoso. Os relatos jogam luz sobre este momento marcante da luta pela reinserção da Sociologia no currículo da Escola Básica. São seis depoimentos de cientistas sociais que se engajaram na campanha pela aprovação do projeto quando eram estudantes e participavam da Federação do Movimento Estudantil de Ciências Sociais (FEMECS). A primeira entrevista é um depoimento de Julia Polessa Maçaira, professora do Departamento de Didática da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Na sequência, temos a entrevista de Flavio Serafini, professor de Sociologia da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e hoje exercendo o mandato de Deputado Estadual pelo Partido Socialismo e Liberdade (PSOL). Em seguida, segue o relato de Marcio Malta, professor de Ciência Política da Universidade Federal Fluminense (UFF). Por último, temos um depoimento conjunto de Luis Felipe Carvalho, atualmente professor de Sociologia do Colégio Andrews, no Rio de Janeiro, Maria Fabiana Sales Trindade, professora de Sociologia da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ) e Pedro Capra, gerente de Relações Acadêmicas na Swissnex/Rio de Janeiro, órgão do Ministério da Educação da Suíça.

Referência(s)