
Avaliação da aceitabilidade de lanche saudável em duas escolas da rede pública
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i9.17852
ISSN2525-3409
AutoresThamires Castro da Silva Pacheco, Rosileuda Marques de Souza da Costa, Eydlane do Rosário Costa Campos, Xaene Maria Fernandes Duarte Mendonça, Réia Sílvia Lemos da Costa e Silva Gomes,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoObjetivo: Incentivar a prática de hábitos alimentares saudáveis a partir de metodologias ativas de ensino-aprendizagem com alunos do ensino fundamental de duas escolas municipais de Belém-PA. Métodos: Trata-se de um estudo do tipo transversal, exploratório, descritivo com abordagem quantitativa e qualitativa; conduzido com 82 escolares, de ambos os sexos, na faixa etária de 8 e 14 anos de duas escolas selecionadas (A e B) com o uso da metodologia ativa de oficina de lanche saudável. A Oficina aconteceu nas dependências das escolas participantes, com a elaboração e degustação do lanche saudável: sanduíche natural, suco da horta e uma fruta. Foi aplicado o teste de aceitabilidade da escala hedônica facial e a análise estatística foi planejada no software SAM (Statistical Analysis Model) e os testes de hipótese foram executados no programa BioEstat, versão 5.3. Resultados: O estudo avaliou a aceitabilidade do lanche saudável através da aplicação da escala hedônica facial. A aceitação dos escolares foi de 87,5% na escola A e de 95,24% na escola B. Conclusão: Há viabilidade na execução de lanches saudáveis com vegetais cultivados nas hortas escolares municipais e os índices de aceitação expressaram resultados favoráveis à implementação.
Referência(s)