Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Biologia Molecular e Forense no Ensino Médio

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 8 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i8.17624

ISSN

2525-3409

Autores

Thâmara Chaves Cardoso, Michelle Mara de Oliveira Lima, Josiane Silva Araújo, Wellington dos Santos Alves, Francielle Alline Martins, Pedro Marcos de Almeida,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

As dificuldades em biologia molecular desafiam os professores a buscarem novas metodologias de ensino. Sendo assim o presente estudo pretendeu desenvolver uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) com práticas de biologia molecular como ferramenta problematizadora para o ensino da genética forense. O estudo foi realizado em três escolas estaduais de Canto do Buriti (PI), sendo qualiquantitativa e interventiva e consistiu na pré-intervenção com questionário diagnóstico; criar situações-problematizadoras; pesquisar e compartilhar vídeos; investigar simulações de paternidade e criminalística; realizar extração de DNA e simulações lúdicas (utilizando-se reação de Polimerase em Cadeia e eletroforese). Na pré-intervenção, os estudantes mostraram dificuldades na percepção e conhecimento das técnicas moleculares. Enquanto, os vídeos e as simulações realizadas (lúdicas e laboratorial) durante a SEI promoveram interações discursivas, posicionamento crítico e investigativo dos estudantes. Portanto, a SEI facilitou a compreensão e o interesse dos estudantes na genética molecular, minimizando o distanciamento entre a teoria e prática.

Referência(s)
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