
Medianeras a Brasileña: Como construir e trabalhar relações interpessoais em cursos online de espanhol?
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português
10.5380/rvx.v16i4.81402
ISSN1980-0614
AutoresPriscila Rabanea, Milena Dos Santos Arruda, Fernanda Silva Veloso,
Tópico(s)Communication and COVID-19 Impact
ResumoEm “Medianeras: Buenos Aires na Era do Amor Virtual” (2011), o diretor Gustavo Taretto discute como a tecnologia e a internet afetam as relações interpessoais, podendo tanto nos aproximar quanto nos afastar. Embora o filme seja antigo, o contexto social de um mundo em quarentena, em que meramente sair de casa é pouco recomendado, torna seus questionamentos mais válidos do que nunca. Assim, não surpreende que a virtualização das relações sociais afete enormemente o ato de educar, levando aqueles não familiarizados com o ensino remoto a desbravarem esse território até então desconhecido e discuti-lo mais amplamente dentro da comunidade acadêmica. Por isso, nosso objetivo é apresentar como professores em formação, estagiários do projeto Formação de Idiomas para a Vida Universitária (FIVU), responsáveis por elaborar e ministrar as aulas de um curso de Espanhol realizado entre junho e julho de 2020 através da plataforma Microsoft Teams, buscamos contornar os desafios comunicativos provenientes do distanciamento espacial entre alunos e professores através da afetividade, do trabalho colaborativo e do debate e diálogo constantes. Através de discussão baseada em nossas interações durante as aulas e em conversas com alunos por meio do WhatsApp, mostraremos como as estratégias adotadas influenciaram positivamente na experiência final.
Referência(s)