Artigo Acesso aberto

Um depoimento conjunto sobre a luta da FEMECS pela Sociologia na Educação Básica: entrevista com Maria Fabiana Sales, Luis Felipe Carvalho e Pedro Capra

2021; Issue: 27 Linguagem: Português

10.33025/rps.v0i27.3337

ISSN

1983-0076

Autores

Roberto Mosca, Vinicius Mayo, Camila Lamarão,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Entrevistas concedidas, como as demais que integram o presente número de Perspectiva Sociológica (nº 27), como parte do resgate da memória de fatos e passagens relacionados ao processo de aprovação do PL 09/00 no Senado Federal, em 2001, e ao posterior veto de Fernando Henrique Cardoso. Os relatos jogam luz sobre este momento marcante da luta pela reinserção da Sociologia no currículo da Escola Básica. São seis depoimentos de cientistas sociais que se engajaram na campanha pela aprovação do projeto quando eram estudantes e participavam da Federação do Movimento Estudantil de Ciências Sociais (FEMECS). As presentes entrevistas são um depoimento conjunto de Luis Felipe Carvalho, atualmente professor de Sociologia do Colégio Andrews, no Rio de Janeiro, Maria Fabiana Sales Trindade, professora de Sociologia da Fundação de Apoio à Escola Técnica do Estado do Rio de Janeiro (FAETEC) e da Secretaria de Estado de Educação (SEEDUC-RJ) e Pedro Capra, gerente de Relações Acadêmicas na Swissnex/Rio de Janeiro, órgão do Ministério da Educação da Suíça. Os depoimentos fazem parte de uma série de entrevistas realizadas em 2015, através de uma pesquisa iniciada no mesmo ano, no âmbito do Laboratório Lincoln Bicalho Roque, localizado no Departamento de Sociologia do Colégio Pedro II. A iniciativa foi contemplada no edital de projeto de iniciação artística e cultural lançado pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa, Extensão e Cultura (PROPGPEC) do Colégio Pedro II e desenvolvida pelos professores Roberto Mosca Junior e Vinicius Mayo.

Referência(s)