
Composição química, atividade bactericida e antioxidante dos óleos essenciais das folhas de Ocimum basilicum e Ocimum gratissimum (Lamiaceae)
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 8 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i8.17109
ISSN2525-3409
AutoresSarah Carvalho Vasconcelos, Lauana Alves Régis, Antônio Carlos Pereira de Menezes Filho, Cristiane de Melo Cazal, Paulo Sérgio Pereira, Marcela Christofoli,
Tópico(s)Coconut Research and Applications
ResumoO gênero Ocimum da família Lamiaceae compreende um grupo de plantas bem conhecidas como Ocimum gratissimum L. (alfavaca) e Ocimum basilicum (manjericão). Estudos revelam que essas plantas apresentam atividade antimicrobiana, inseticida, antioxidante, antifúngica, analgésica e imunoestimulante. Neste contexto, o objetivo deste estudo foi analisar a composição química dos óleos essenciais de O. gratissimum e O. basilicum coletadas em diferentes horários e com diferentes tempos de extração, bem como, avaliar sua atividade antioxidante, o teor de fenólicos totais e atividade bactericida sobre Staphylococcus aureus e Escherichia coli. O óleo essencial foi obtido por hidrodestilação em aparelho tipo Clevenger, e a composição química realizada por cromatógrafo gasoso acoplado ao espectrômetro de massas (CG-EM); a análise da atividade antioxidante foi realizada em microplacas de 96 poços com adição de 2,2-difenil-1-picrilhidrazil (DDPH) em metanol; o teor de fenólicos totais foi realizado em microplacas de 96 poços utilizando Folin-Ciocalteu para determinação do teor de ácido gálico; e a atividade bactericida realizada por método de difusão de discos na placa de Petri e método de difusão em meio Muller-Hinton em placas de 96 poços. O maior rendimento do óleo essencial de O. gratissimum foi de 0,44%, quando coletado no período da manhã, enquanto o óleo essencial de O. basilicum teve rendimento de 0,38% quando coletado no período da tarde, ambos, com quatro horas de extração. Os compostos majoritários de O. gratissimum foram eugenol e eucaliptol, enquanto os compostos majoritários do óleo essencial de O. basilicum foram eugenol, β-linalool e muurolol. A atividade antioxidante foi de 100% de sequestro do radical livre DPPH nas maiores concentrações de óleo essencial 15,6 µg mL-1, tanto para O. gratissimum quanto O. basilicum. O teor de compostos fenólicos totais dos óleos essenciais de O. gratissimum e O. basilicum foi = 17,90 e 16,44 mg EAG 100 g-1, respectivamente. Os óleos essenciais de O. gratissimum e O. basilicum apresentaram 100% e 83% de atividade bactericida sobre Staphylococcus aureus e de 100% a 66% sobre Escherichia coli, respectivamente, destacando assim o potencial biotecnológico desses óleos essenciais.
Referência(s)