
Significações de jovens gays ricos e pobres sobre a masculinidade na escola
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 9; Issue: 2 Linguagem: Português
10.34024/olhares.2021.v9.11103
ISSN2317-7853
AutoresMarcos Martins do Amaral, Ana Mercês Bahia Bock,
Tópico(s)Gender, Sexuality, and Education
ResumoEste artigo apresenta pesquisa realizada sobre o papel da escola na constituição da masculinidade gay. Para isto estudamos as significações constituídas por estudantes autodeclarados gays, suas experiências e vivências na escola, enfocando a constituição de sua orientação sexual. O estudo considerou também o fato de vivermos em uma sociedade marcada pela desigualdade social, acreditando que este aspecto poderia ser determinante nas experiências e significações. Foram realizadas conversações com dois grupos de adolescentes homens autodeclarados gays, pobres e ricos, do Ensino Médio da cidade de São Paulo. As conversações foram analisadas a partir da perspectiva da Psicologia Sócio-Histórica e do procedimento de constituição de Núcleos de Significação. O movimento dialético de análise nos permitiu afirmar que a escola é uma instituição social importante na constituição da masculinidade dos adolescentes gays e precisa superar, institucionalmente, o seu estranhamento às funções sociais que lhe cabe.
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