
“vírus” da exclusão socioeconômico-digital no ensino superior em tempos de COVID-19
2021; University of Porto; Issue: 59 Linguagem: Português
10.24840/esc.vi59.333
ISSN2184-8408
AutoresMarinaide Lima de Queiroz Freitas, Antonio Jerfson Lins de Freitas, Andresso Marques Torres, Ana Luísa Tenório dos Santos,
Tópico(s)Education and Public Policy
ResumoEste artigo tem como objetivo apresentar os achados de uma pesquisa matriz denominada “Pandemia e educação: narrativas de estudantes do ensino superior público do Estado de Alagoas, Brasil” que, no ano de 2020, problematizou: qual a situação dos/as estudantes em termos de acesso à Internet e aos equipamentos disponíveis para a participação de aulas on-line durante a fase mais aguda da Covid-19? A partir da abordagem quantiqualitativa, e na tentativa de “responder” essa problemática, utilizamos como fontes questionários e sessões conversa on-line com estudantes dos cursos de licenciatura em Pedagogia e de bacharelado em Jornalismo do Campus Maceió, da Universidade Federal de Alagoas. Nesse percurso, caracterizamos os sujeitos estudantes como praticantespensantes, heróis anônimos, que reinventaram novas maneiras de fazer e de estudar, nos âmbitos pessoal, doméstico e acadêmico. As narrativas demonstraram a preexistência do vírus da desigualdade nos contextos socioeconômicos e digitais dos/as estudantes dos cursos investigados antes do estado pandêmico, que foram desvelados durante a tragédia provocada pela Covid-19, na história presente (2020-2021). Submetido: 05.02.2021 Aceite: 21.05.2021
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