
Terreiro e produção de epistemologias decoloniais: narrativas de um pesquisador-filho de santo
2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português
10.12957/redoc.2021.56453
ISSN2594-9004
Autores Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoEste texto é uma reflexão sobre as 'com-vivências' de um pesquisador-filho de santo em sua comunidade. O objetivo do texto é refletir sobre como o terreiro anuncia outras possibilidades de existências, conhecimentos e educações. Além disso, trato de pensar como a dupla pertença (à academia e ao terreiro) do pesquisador pode impactar na produção do conhecimento, na produção (e resgate) de outras epistemologias e na construção de uma perspectiva decolonial para a educação e a práxis de pesquisa. Para esse movimento, recorro à pesquisa (auto)biográfica e adoto os estudos descoloniais, especialmente os afro-latino-americanos como referencial teórico. Com isso, tento anunciar uma outra perspectiva de mundo, incluindo aí as políticas do conhecimento, os modos de produzir conhecimento, de ensinar e aprender.
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