
Ludicidade, Memória, e Aprendizagem
2021; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 8; Issue: Especial Linguagem: Português
10.47401/revisea.v8iespecial.15489
ISSN2359-4993
AutoresAdriana De Arruda Franco, Otacílio Antunes Santana,
Tópico(s)Science and Education Research
ResumoA finalidade deste trabalho foi construir uma atividade lúdica (jogo de memória) para potencialização da práxis ambiental da redução da pegada ecológica (redução da produção de resíduos sólidos domésticos per capita). O procedimento metodológico se inicia com a construção do Jogo de Memória, a qual se chama “Se Liga no Tempo”. O Jogo foi roteirizado com imagens coletadas em sites de disponibilização de imagens gratuitas e com a digitalização e hospedagem virtual por uma consultoria midiática. As principais conclusões foram: (i) o jogo foi construído e consolidado com sucesso; (ii) a performance dos jogadores e a construção do conhecimento foi potencializada a partir do jogo construído; (iii) os professores da educação básica validaram o jogo com um objeto educacional; e, após a atividade lúdica, os jogadores efetivaram a práxis ambiental, a reduzir a produção de resíduos sólidos domésticos per capita.
Referência(s)