Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Ludicidade, Memória, e Aprendizagem

2021; Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGEO); Volume: 8; Issue: Especial Linguagem: Português

10.47401/revisea.v8iespecial.15489

ISSN

2359-4993

Autores

Adriana De Arruda Franco, Otacílio Antunes Santana,

Tópico(s)

Science and Education Research

Resumo

A finalidade deste trabalho foi construir uma atividade lúdica (jogo de memória) para potencialização da práxis ambiental da redução da pegada ecológica (redução da produção de resíduos sólidos domésticos per capita). O procedimento metodológico se inicia com a construção do Jogo de Memória, a qual se chama “Se Liga no Tempo”. O Jogo foi roteirizado com imagens coletadas em sites de disponibilização de imagens gratuitas e com a digitalização e hospedagem virtual por uma consultoria midiática. As principais conclusões foram: (i) o jogo foi construído e consolidado com sucesso; (ii) a performance dos jogadores e a construção do conhecimento foi potencializada a partir do jogo construído; (iii) os professores da educação básica validaram o jogo com um objeto educacional; e, após a atividade lúdica, os jogadores efetivaram a práxis ambiental, a reduzir a produção de resíduos sólidos domésticos per capita.

Referência(s)