Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Tecnologias educacionais para pacientes e familiares em Cuidados Paliativos: Uma revisão integrativa

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 8 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i8.17175

ISSN

2525-3409

Autores

Maressa Gasparoto Lenglube Lisboa, Cleisiane Xavier Diniz, Maria de Nazaré de Souza Ribeiro, Fátima Helena do Espírito Santo, Amélia Nunes Sicsú,

Tópico(s)

Patient Dignity and Privacy

Resumo

As tecnologias educacionais são ferramentas que auxiliam na transmissão de conhecimento podendo ser utilizadas em diversos contextos. Tendo em visto seu potencial de dirimir dúvidas e desenvolver habilidades, esta pesquisa teve como objetivo identificar na literatura evidências científicas acerca do uso de tecnologias educacionais sobre Cuidados Paliativos elaborados para pacientes oncológicos e seus familiares. Trata-se de uma revisão integrativa de literatura, com a seguinte estratégia PICo: “Quais as tecnologias educacionais (I) estão sendo desenvolvidas sobre Cuidados Paliativos (Co) para pacientes e seus familiares (P)?”. O recorte temporal estabelecido compreendeu o período de 2015 a 2021, nas bases de dados MEDLINE via National Library of Medicine National Institutes of Health (PubMed), Literatura Latino Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Scientific Eletronic Library Online (SCIELO) e na Base de Dados em Enfermagem (BDENF) via Biblioteca Virtual de Saúde (BVS). Foram utilizados os Descritores em Ciências da Saúde (Decs/ MESH) “tecnologia educacional”, “Educação em Saúde”, “cuidadores”, “pacientes” e “Cuidados Paliativos” nos idiomas português, inglês e espanhol. A interação dos descritores foi realizada pelos operadores booleanos AND e OR. Foram selecionados 14 estudos. Através da análise, foi possível dividir em quatro categorias que evidenciaram tecnologias voltadas para conceitos e orientações de cuidado, para cuidados com o cuidador, para auxiliar na tomada de decisão e para auxiliar a comunicação. Conclui-se, portanto, que as tecnologias educacionais são importantes ferramentas para auxiliar no processo de educação, ajudando o profissional na introdução dos assuntos e também servindo como uma fonte de consulta em momento de dúvidas e incertezas. É preciso a elaboração de diferentes tecnologias que considerem as diversas faixa-etárias, especificidades envolvendo a regionalidade e diversidades culturais.

Referência(s)
Altmetric
PlumX