Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

O oratório “Candomblé” de José Siqueira: do ritual religioso à obra de arte universal

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 33; Issue: 2 Linguagem: Português

10.47146/rbm.v33i2.32038

ISSN

0103-7595

Autores

José Vianey Santos,

Tópico(s)

Music History and Culture

Resumo

Este artigo apresenta alguns resultados da pesquisa sobre o primeiro oratório do compositor José Siqueira, Candomblé (1958), no que diz respeito à sua gênese, histórico e características musicais. Com uma revisão musical, pretendemos desfazer as discrepâncias entre a grade e a partitura de ensaio para unificar o discurso entre os dois documentos. Utilizamos também a gravação de Moscou (1975) para comparar com as partituras, observando detalhes sobre a prática interpretativa. A partir da revisão, ampliamos o estudo para a elucidação do texto em nagô, objetivando a compreensão para o aprimoramento na prática interpretativa. Estudamos a cultura nagô no contexto da liturgia do candomblé, notadamente sob a ótica das influências da cultura iorubá e tendo como base a região de Salvador, Bahia, onde o compositor coletou o material para seu oratório. Pretendemos situar o Candomblé no cenário da música de concerto no Brasil e no mundo, destacando suas particularidades e inovações.

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