Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Macumba em escola pública no interior sergipano Tranca Rua visita escola de ensino médio em tempo integral

2021; UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO; Volume: 5; Issue: 2 Linguagem: Português

10.12957/redoc.2021.56720

ISSN

2594-9004

Autores

Jaime Rodrigues da Silva, Cláudia Regina Cardoso Rodrigues da Silva, Bárbara Regina Cardoso Rodrigues da Silva,

Tópico(s)

Development, Ethics, and Society

Resumo

A pesquisa foi construída pela contestação que um grupo de alunos, praticantes do culto afro-brasileiro da Umbanda e do Candomblé, fizeram sobre a discriminação que sofriam em uma escola pública de EMTI no interior sergipano, após a implantação de um “Clube de Protagonismo”, intitulado “Clube da Bíblia”. Ocorre que a escola, apesar de ser um ambiente democrático e plural, não deve estimular a propagação de manifestações de uma ou outra religião, visto que a opção do país é de ser um Estado Laico (art. 5º da Constituição Federal de 1988, inciso VI). Nesse sentido, apresentamos a comunidade escolar o “Sr. Tranca Rua”, “entidade/divindade” tantas vezes marginalizada e erroneamente associada ao diabo pelos neopentecostais. Para facilitar a abordagem dos fatos e a sua análise, utilizamos Foucault (1979; 2005), Caputo (2012) e Bogdan e Biklen (1994). Perseguimos dois objetivos: o de levar para a comunidade escolar a oportunidade de conhecer – pela ótica não dominante – alguns “atores” do culto afro-brasileiro, como “Tranca Rua”; propor a reflexão da necessidade de se discutir sobre a inclusão/exclusão de seres humanos, que precisaram negar a sua crença religiosa para serem aceitos, tolerados ou ignorados por um grupo social majoritário. Iniciamos a pesquisa com a coleta das impressões que os estudantes traziam de suas interações com a divindade intitulada como “Sr. Tranca Rua”. Após a coleta e análise (abordagem qualitativa), propomos uma pesquisa bibliográfica. Apresentamos o filme Besouro e fizemos diversos encontros para estimular a oralidade dos estudantes. Novas problemáticas surgiram nos encontros, mostrando a necessidade de continuar pesquisando sobre o assunto.

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