
Simulação matemática dos sinais sonoros do violão através da convolução
2021; Volume: 16; Issue: 46 Linguagem: Português
10.47385/cadunifoa.v16.n46.3259
ISSN1982-1816
AutoresPaulo Sérgio Teixeira, Alexandre Furtado Ferreira, José Flávio Silveira Feiteira,
Tópico(s)Music Technology and Sound Studies
ResumoO som ou sinal sonoro pode ser representado por uma soma de diversas ondas individuais ou pela superposição de sinais mais simples chamadas de componentes de Fourier e cada uma corresponde a uma determinada frequência múltipla da componente inicial. Cada tipo de instrumento musical tem uma espécie de assinatura, um conjunto de características sonoras associado a ele. Embora possam parecer subjetivas, elas têm uma descrição matemática extremamente precisa que torna cada tipo de instrumento único. E a intensidade sonora de cada frequência harmônica componente é determinada pelas características do instrumento. Para analisar os sinais acústicos de instrumentos, neste caso, o violão, é necessário considerá-lo com um sistema vibrante e a descrição deste movimento vibracional é bastante difícil, pois é necessário saber a amplitude (ou intensidade) e a frequência de cada modo de vibração perturbado. A convolução é uma forma matemática de combinar dois sinais para formar um terceiro sinal. Esta é uma importante técnica do processamento digital de sinais. Usando a estratégia da decomposição pelo impulso, os sistemas são descritos por um sinal denominado de resposta impulsiva. A convolução relaciona, neste caso, os três sinais de interesse: o sinal de entrada, representado pela vibração da corda, a resposta impulsiva do sistema (caixa acústica) e o sinal de saída, o som do instrumento. Os sinais convoluidos e medidos no instrumentos apresentam características semelhantes na comparação entre frequências fundamentais e harmônicas, com algumas diferenças em relação às amplitudes.
Referência(s)