Artigo Acesso aberto Revisado por pares

MATULA CHEIA DE VOZ: A VORACIDADE VOCAL DE GRACE PASSÔ EM VAGA CARNE / A carrier bag full of voice: Grace Passô’s vocal voracity in Dazed Flesh

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO; Volume: 27; Issue: 41 Linguagem: Inglês

10.37235/ae.n41.5

ISSN

2448-3338

Autores

Maria de Abreu Altberg,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

No filme Vaga carne (2019), dirigido (em parceria com Ricardo Alves Jr.) e protagonizado por Grace Passô, acompanhamos a jornada de uma voz que tem o poder de transitar por diferentes matérias. Novos e inesperados afetos são conhecidos quando a voz se vê presa a determinado corpo feminino e passa a ser submetida às implicações sociais de encarnar essa identidade. A partir da narrativa do filme, e em diálogo com teóricas como Ursula K. Le Guin, Anne Carson e Adriana Cavarero, o trabalho propõe pensar a afirmação de vozes plurais como enfrentamento poético a silenciamentos históricos.Palavras-chave: Voz; Grace Passô; Vaga carne; Palavra; Corpo. AbstractIn the film Dazed Flesh (2019), directed by Grace Passô and Ricardo Alves Jr., and starring Passô, we follow the journey of a voice that has the power to transit through different substances. Unexpected new affections appear when this voice finds itself attached to a certain female body and becomes subjected to the social implications of embodying this identity. Based on the narrative of the film, and in dialogue with theorists such as Ursula K. Le Guin, Anne Carson and Adriana Cavarero, we propose to think about the affirmation of plural voices as a poetic confrontation with historical silences.Keywords: Voice; Grace Passô; Dazed Flesh; Word; Body.

Referência(s)
Altmetric
PlumX