Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Towards a Socio-Cultural Turn in Translation Teaching: A Canadian Perspective

2021; UNIVERSIDADE DE BRASÍLIA; Volume: 10; Issue: 2 Linguagem: Português

10.26512/belasinfieis.v10.n2.2021.35667

ISSN

2316-6614

Autores

Agnès Whitfield, Myllena Ribeiro Lacerda, Marcelo Araújo de Sales AGUIAR,

Tópico(s)

Discourse Analysis in Language Studies

Resumo

Embora a teoria contemporânea da tradução esteja começando a reconciliar as abordagens culturais e linguísticas da tradução, isso está longe de ser o caso na pedagogia e no currículo da tradução. Este artigo argumentará a favor de uma virada sociocultural na pedagogia da tradução e na concepção curricular no que se refere especificamente ao contexto canadense/quebequense, onde as dimensões sociais, políticas e econômicas da prática da tradução e seu lugar dentro da área mais ampla de comunicação intercultural no Canadá difere dependendo se o tradutor trabalha com o inglês ou o francês. As questões examinadas incluem a reformulação do currículo para destacar as funções socioculturais da tradução, integrando cultura e pedagogia, e identificando as implicações teóricas de uma virada cultural no ensino da tradução.

Referência(s)