A ABORDAGEM TEMÁTICA E OS TRÊS MOMENTOS PEDAGÓGICOS NA SISTEMATIZAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS NA EJA
2021; Volume: 16; Issue: 1 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresMaria Ida Lima, Lucken Bueno Lucas, Priscila Caroza Frasson Costa, Marinez Meneghello Passos,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo apresenta os resultados de uma pesquisa qualitativa configurada a partir dos processos de elaboracao, aplicacao e analise da execucao de uma Sequencia Didatica, estruturada na perspectiva teorica dos Temas Geradores e na estrategia dos Tres Momentos Pedagogicos. A proposta, enquanto Producao Tecnica Educacional, desenvolvida em um curso de Mestrado Profissional da Area de Ensino, objetivou investigar as concepcoes de Ciencia de um grupo de estudantes da Educacao de Jovens e Adultos, a fim de propor uma intervencao contextualizada a sua realidade. Os dados foram coletados por meio de entrevistas que foram assumidas por avaliacoes diagnosticas, realizadas em diferentes fases da implementacao. Por meio dos procedimentos organizacionais e interpretativos baseados na Analise Textual Discursiva, os dados mostraram a pertinencia dessa perspectiva teorica como orientadora do trabalho pedagogico, por ter contribuido na organizacao da sequencia tematica “Cafe e Residuos Domesticos”, a qual favoreceu a ampliacao das nocoes dos participantes sobre o papel do Conhecimento Cientifico em sua vida cotidiana, tendo como ponto de partida a relacao com o plantio, o beneficiamento e o consumo do cafe.
Referência(s)