
A EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A ÁGUA NA PORÇÃO DA REGIÃO DAS ILHAS DE BELÉM COMO ARTIFÍCIO E FOMENTO AO ENSINO DA GEOGRAFIA
2021; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português
10.17648/ihgp.v8i1.150
ISSN2359-0831
AutoresMichel Pacheco Guedes, Shirley Capela Tozi, Andreza Barbosa Trindade,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoO presente estudo de caso é fruto de um projeto de intervenção que assumiu um caráter de uma pesquisa descritiva, desenvolvida a partir das atividades realizadas em parceria pelos grupos de pesquisa SABERES GEOGRÃFICOS : DIÃLOGO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO (IFPA) e o Grupo de Pesquisa em Geografia das Ãguas da Amazônia (GGAM/UFPA), nos semestres consecutivos do perÃodo de 2017à 2018, junto à disciplina Educação Ambiental, ministradas para duas turmas de 4º semestre, de Licenciatura em Geografia e Pedagogia do IFPA Campus Belém. A pesquisa tem como objetivo saber de que forma os discentes destes cursos compreendem no interior da disciplina de Educação Ambiental a temática “água†sob um enfoque Ambiental dotado de potencial para o ensino da Geografia, a partir de sua própria realidade local. O resultado revelou o quanto a prática da “Pedagogia dos Projetosâ€, aliado a ensino da Geografia e a Educação Ambiental, onde numa dada realidade tratou de estimular no sujeito a clara percepção do matrimônio teoria versus  prática, presentes nos relatórios redigidos pelos alunos, bem como, a aplicação das teorias noobjeto concreto visitado pelos alunos, os quais facilitaram  a identificação e compreensão de certos fenômenos, e processos sociais de modo que, perceberam e aplicaram satisfatoriamente os conceitos aprendidos em sala, em dada realidade.
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