Artigo Acesso aberto Produção Nacional

O(s) cartaz(es) da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021: uma leitura das suas narrativas visuais e textuais

2021; Volume: 9; Issue: 14 Linguagem: Português

10.7213/cd.a9n14p32-46

ISSN

2595-8208

Autores

Helmut Renders,

Tópico(s)

Religion and Society in Latin America

Resumo

Partindo de comentários iniciais a respeito das origens do cartaz moderno como gênero de comunicação criado aos meados do século XIX e de apontamentos referentes às polêmicas que essa nova mídia gerou, o artigo apresenta a narrativas visuais e textuais do cartaz da Campanha da Fraternidade Ecumênica 2021, documenta as expressões visuais da polêmica gerada ao redor dela e discute tudo na base de materiais de apoio à campanha, inspirado na metodologia iconográfica de Erwin Panofsky. Destacam-se a originalidade da escolha do tema, seu maior cristo e eclesiocentrismo, e seu caráter proléptico e ao mesmo tempo, utópico.

Referência(s)
Altmetric
PlumX