UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE A LUA A PARTIR DE CONTAÇÃO DE “HISTÓRIA PROBLEMATIZADORA”: ENTRE A IMAGINAÇÃO E O CONHECIMENTO

2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Mariana Ferreira de Deus, Marcos Daniel Longhini,

Tópico(s)

Education and Digital Technologies

Resumo

Este estudo trabalha com os conhecimentos que 37 alunos do 2o ano do Ensino Fundamental possuem a respeito do movimento aparente da Lua. Para tanto, utilizamos a contacao de “historia problematizadora”, que e um texto ficticio, com final aberto, que termina com uma pergunta, conduzindo os alunos a desvendar os problemas propostos. Parte de sua solucao esta na observacao do ambiente externo,neste caso, o ceu da escola onde fora implementada. Logo, nosso problema foi: que conhecimentos sobre o movimento aparente da Lua sao modificados, dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental ao participarem da contacao de “historia problematizadora” envolvendo tal tema?Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de entrevistas e falas dos alunos ao participarem da atividade, alem das explicacoes sobre desenhos que produziram. Discutimos a natureza de tais conhecimentos e as implicacoes do trabalho com a historia problematizadora no ensino de Astronomia.

Referência(s)