UMA PROPOSTA DE ENSINO SOBRE A LUA A PARTIR DE CONTAÇÃO DE “HISTÓRIA PROBLEMATIZADORA”: ENTRE A IMAGINAÇÃO E O CONHECIMENTO
2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português
ISSN
1982-2413
AutoresMariana Ferreira de Deus, Marcos Daniel Longhini,
Tópico(s)Education and Digital Technologies
ResumoEste estudo trabalha com os conhecimentos que 37 alunos do 2o ano do Ensino Fundamental possuem a respeito do movimento aparente da Lua. Para tanto, utilizamos a contacao de “historia problematizadora”, que e um texto ficticio, com final aberto, que termina com uma pergunta, conduzindo os alunos a desvendar os problemas propostos. Parte de sua solucao esta na observacao do ambiente externo,neste caso, o ceu da escola onde fora implementada. Logo, nosso problema foi: que conhecimentos sobre o movimento aparente da Lua sao modificados, dos estudantes do 2° ano do Ensino Fundamental ao participarem da contacao de “historia problematizadora” envolvendo tal tema?Os dados da pesquisa foram obtidos a partir de entrevistas e falas dos alunos ao participarem da atividade, alem das explicacoes sobre desenhos que produziram. Discutimos a natureza de tais conhecimentos e as implicacoes do trabalho com a historia problematizadora no ensino de Astronomia.
Referência(s)