AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVAEM QUÍMICA ATRAVÉS DODIAGRAMAVÊ DE GOWIN

2018; Volume: 13; Issue: 5 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Ticiane Fernandes Dias, Aldeni Melo de Oliveira, Andréia Aparecida Guimarães Strohschoen, Willian Carvalho Frazão, Aline Monteiro dos Santos, Alex Bruno Lobato Rodrigues,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O objetivo e avaliar atraves de uma adaptacao dos dominios do diagrama epistemologico “Ve de Gowin” a aprendizagem significativa de alunos do 3o ano do Ensino Medio de uma escola publica do municipio de Macapa-AP. Um questionario foi aplicado a 16 alunos a fim de identificar suas concepcoes previas sobre o tema proteinas. Essas informacoes orientaram a formulacao de uma intervencao pedagogica com proposta baseada na Teoria da Aprendizagem Significativa. Ao final da intervencao, foi realizado um experimento de identificacao de Proteinas atraves da reacao de Biureto usando materiais alternativos, seguido do questionario de avaliacao da aprendizagem significativa adaptado do “Ve de Gowin”, e um questionario pos-intervencao. Os resultados demonstraram que os alunos alcancaram um rendimento de 74%, comum p-valor de 0.0007, e foram capazes de construir em suas respostas dialogos interdisciplinares e contextualizados, contribuindo na melhoria da aprendizagem em Quimica.

Referência(s)