
Potencialidades do Geoturismo para a criação de uma nova segmentação turística no Brasil
2021; UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO; Volume: 32; Issue: 1 Linguagem: Português
10.11606/issn.1984-4867.v32i1p1-18
ISSN1984-4867
AutoresGilmara Barros da Silva, Rafaely Moreira Sabbá Neiva, Ricardo Eustáquio Fonseca Filho, Marcos Antônio Leite do Nascimento,
Tópico(s)Geography and Environmental Studies
ResumoO turismo como atividade econômica, se apresenta através de segmentos turísticos, agregando quem produz, quem distribui e quem consome os serviços em um dado espaço. Há segmentos já reconhecidos, como Ecoturismo e Turismo Cultural, o Geoturismo surge como uma proposta de um novo segmento, que valoriza os patrimônios natural e cultural, por meio de visita e interpretação de atrativos abióticos. Neste sentido, propõe-se a discussão do Geoturismo enquanto segmento turístico sob os auspícios do marco teórico do Ministério do Turismo (MTUR). Para tanto foi realizada pesquisa bibliográfica e documental das expressões “geoturismo” e “segmento turístico” em produções científicas e técnicas nas plataformas Google Scholar, Scopus e Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações. Os resultados demonstram que: não há um consenso entre estudiosos do Geoturismo se é um segmento turístico, mas os pressupostos do MTUR dão subsídios para que seja reconhecido e prioritário nas políticas públicas de regionalização e sustentabilidade no futuro. Recomenda-se a utilização dos dados aqui apresentados do MTUR em parceria com agências governamentais, institutos de ensino e pesquisa, dentre outros, para que o Geoturismo seja elencado e validado como segmento turístico, por meio de políticas públicas que estimulem mais estudos, em especial relacionados à sua comercialização e perfil da demanda.
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