Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Las carreteras radiales federales son todas las que se originan en Brasilia/DF y se dirigen a los extremos del país. Un ejemplo de este tipo de carretera es la BR-020, que parte de Brasília/DF y termina en Fortaleza/CE, con una extensión de 2.038 Km. En diciembre de 2009 finalizó la duplicación de la BR-020 en el tramo que une Planaltina / DF con Formosa / GO (Km 24 a Km 58). La seguridad de la pista, si bien es una ruta simple, fue una gran preocupación debido a la cantidad de colisiones …

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 6 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i6.15636

ISSN

2525-3409

Autores

André Augusto Nóbrega Dantas, Yuri Sotero Bomfim Fraga, Felipe Barbosa Cobalchini Santos, Geovanna Santos Pignata,

Tópico(s)

Logistics and Infrastructure Analysis

Resumo

As rodovias federais radiais são todas que se originam em Brasília/DF e rumam as extremidades do país. Um exemplo desse tipo de rodovia é a BR-020, que parte de Brasília/DF e finaliza em Fortaleza/CE, com uma extensão de 2.038 Km. Em dezembro de 2009 foi finalizada a duplicação da BR-020 no trecho que liga Planaltina/DF à Formosa/GO (Km 24 ao Km 58). A segurança da pista, enquanto via simples, era bastante preocupante devido à quantidade de colisões frontais e traseiras entre veículos. Dessa forma, esta pesquisa tem como objetivo comparar a quantidade e os tipos de acidentes nessa rodovia antes e depois da duplicação da via. Para isso, foram analisados dados obtidos através do Deparatmento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e do Departamento da Polícia Rodoviária Federal (DPRF). Após a duplicação, houve redução nestes tipos de acidente, entretanto, surgiram outros, como saída de pista e capotagem. O tipo de acidente foi modificado, mas as estatísticas aumentaram substancialmente. Foi possível concluir que as causas da elevação do número de acidentes estão relacionadas com a elevada velocidade de tráfego pelos motoristas e com a quantidade de curvas sequenciais no trajeto.

Referência(s)
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