Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Material didático adaptado para o ensino de Higiene e Saúde: Jogo da Memória Saudável para alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA)

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 8 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i8.17318

ISSN

2525-3409

Autores

Suzana Assunção Casanova, Karine Serpa Franco, Giselli Cristini Domiciano Abrahão, Viviane de Oliveira Freitas Lione, Diana Negrão Cavalcante, Suzete Araújo Oliveira Gomes,

Tópico(s)

Family and Disability Support Research

Resumo

Desenvolver hábitos de Higiene e Saúde nas crianças com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA) é desafiador devido a esses indivíduos apresentarem inabilidade persistente na comunicação e interação social, acrescido, frequentemente, de disfunções sensoriais. Esta dificuldade se torna mais evidente quando chega a idade escolar onde se faz necessária a aprendizagem de conceitos socialmente construídos, justamente por necessitar de interação com seus pares. Neste sentido, o conteúdo contemplado neste trabalho está relacionado aos conceitos de Higiene e Saúde trabalhados de forma lúdica através do jogo da Memória Saudável para apoio à aprendizagem de alunos com TEA. Participaram desta pesquisa alunos autistas com dificuldades na comunicação verbal matriculados desde a Educação Infantil até o 4º ano do Ensino Fundamental e os professores mediadores das salas de recursos multifuncionais. O presente estudo caracterizou-se como qualitativo, uma vez que avaliou o comportamento, as falas e experiências dos sujeitos envolvidos. O instrumento de coleta de dados utilizado foi a observação direta realizada pelo professor-pesquisador. Para utilização do jogo, os alunos precisaram parear vinte cartelas, sendo dez com desenhos onde haviam situações de risco relacionadas à saúde e outras dez com bons hábitos de higiene. Os resultados obtidos demonstraram: i) que o número de peças menores favoreceu a compreensão; ii) que houve a necessidade de usar contraste de cores, como amarelo e vermelho, além da simplificação das imagens e, iii) que o jogo funcionou como verificador da aprendizagem dos alunos que tinham vivências anteriores com o material de higiene e/ou realizavam autocuidados com autonomia. Estes dados reforçaram a hipótese do jogo como comunicação para a aprendizagem das atividades básicas de vida diária (ABVD) e sua relação com a saúde, tão essenciais para os autistas com baixa funcionalidade da verbalização. Dessa forma, podemos indicar o uso do jogo integral ou de forma flexível, com a redução do número de cartelas ou seleção daquelas indicadas ao público alvo para construção do pensamento simbólico sobre o tema de Higiene e Saúde.

Referência(s)
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