Artigo Acesso aberto Produção Nacional

ETHOS DISCURSIVO DA MARCA NETFLIX NO YOUTUBE: INTERDISCURSO E STORYTELLING EM ESTRATÉGIAS DE PROPAGAÇÃO DE CONTEÚDOS

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português

10.53450/2179-1465.rg.2021v12i1p189-211

ISSN

2179-1465

Autores

Maria Cristina Palma Mungioli, Tomaz Affonso Penner, Flavia Suzue de Mesquita Ikeda,

Tópico(s)

Digital Communication and Language

Resumo

O trabalho analisa os vídeos de divulgação da Netflix Brasil no YouTube com o objetivo de estudar a construção de ethos discursivo da marca por meio da sua enunciação, do uso de storytelling e de estratégias discursivas para propagação de conteúdo. A análise destaca o interdiscurso como elemento chave para o sucesso dos vídeos que utilizam estratégias discursivas que inter-relacionam personagens de seus programas com personalidades da mídia nacional. O gênero humor adotado nos vídeos contribui para a construção do ethos discursivo da marca, além de atuar como elemento importante para engajamento dos fãs e propagação do discurso de marca.

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