
Abordagens Críticas/Decoloniais na Educação Superior: (In)Visibilidades nas/das Epistemologias de (Des)Construção das Internacionalizações
2020; Volume: 22; Issue: 52 Linguagem: Português
10.5935/1981-4755.20210005
ISSN1981-4755
AutoresGabriela Freire Oliveira Piccin, Kyria Rebeca Finardi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO artigo propoe uma reflexao sobre a (in)visibilidade e (in)validacao de conhecimentos produzidos nas relacoes de colonialidade presentes nas internacionalizacoes do ensino superior no Brasil e na America Latina. Para tanto, o artigo se baseia na literatura decolonial focando principalmente nas contribuicoes de intelectuais do Sul ligados ao grupo latino-americano Colonialidade/Modernidade (M/C) focando no (1) problema do pensamento abissal e (2) nas diversas criticas que o paradigma da ciencia moderna tem recebido para (des)construir imaginarios e praticas hegemonicas de internacionalizacao. Argumentamos que as epistemologias do Sul, por nao estarem localizadas e nao serem produzidas conforme os moldes do Norte, tendem a permanecer do outro lado da linha abissal na invisibilidade e alteridade exotica/mistica/primitiva onde a matriz colonial do poder segue operando na manutencao dos papeis de colonizador/colonizado atraves de novos atores e em novos contextos: as universidades do Norte e do Sul em suas relacoes de internacionalizacao. Concluimos com o convite para enxergar o mundo a partir de outras lentes, para alem da otica da modernidade/colonialidade, pensando e dialogando com a cosmovisao das epistemologias do Sul numa ecologia dos saberes e seres no contexto das internacionalizacoes do ensino superior.
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