ensino on-line em período de confinamento
2021; University of Porto; Issue: 59 Linguagem: Português
10.24840/esc.vi59.334
ISSN2184-8408
AutoresPaula Batista, Mariana Amaral-da-Cunha, Elsa Ribeiro-Silva, Kelly O’Hara, Amândio Graça,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoExplorar as vozes de estudantes estagiários/as de Educação Física acerca do processo de reconfiguração do ensino presencial para o ensino on-line foi o propósito deste estudo. Foram incluídas 48 narrativas de estudantes-estagiários/as de quatro instituições de ensino superior de formação de professores de Educação Física em Portugal. A análise temática teve como conceitos sensibilizadores os elementos essenciais para a transação educativa (Garrison et al.), as caraterísticas pedagógicas que influenciam as experiências dos/as alunos/as no uso de dispositivos digitais (Kearney et al.) e o papel das emoções no aprender a ser professor/a (Zembylas). O empobrecimento do currículo, focado nas áreas da aptidão e dos conhecimentos, aliado à ausência de corpos (dos/as próprios/as estagiários/as e dos/as alunos/as) e de ‘toque’ comprometeu a aprendizagem de alunos/as e estagiários/as. A tecnologia, quando usada para promover o envolvimento, a comunicação e as interações, evitou que o espaço virtual se tornasse num ‘não lugar’. Os imperativos burocráticos, de regulação e controlo, comprometeram a aprendizagem e a função formativa da avaliação. O sentimento dos/as estagiários/as foi de perda por não interagirem presencialmente com os/as seus/suas alunos/as, mas também foi um desafio e um reconquistar de espaço de agenciamento junto aos/às orientadores/as. Submetido: 15.02.2021 Aceite: 20.05.2021
Referência(s)