DESCRIÇÃO DE UMA FERRAMENTA LÚDICO-MOTIVACIONAL NA APRENDIZAGEM DE REGRAS BÁSICAS DO JOGO DE XADREZ ESCOLAR
2021; INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ; Volume: 6; Issue: 1 Linguagem: Português
10.21575/25254782rmetg2021vol6n11522
ISSN2525-4782
AutoresLilian Mari Marcondes Cesar Tognoli,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoO presente trabalho foi realizado numa escola particular da cidade de São Leopoldo – RS- Brasil, com alunos do Ensino Fundamental I. Visando contribuir para assimilação de algumas regras básicas de xadrez, foi criado uma ferramenta lúdica, intitulada: Dado de Xadrez, que se caracteriza como um dado que contém seis faces, em cada face apresenta uma das figuras das peças que compõem o jogo, abaixo da figura da peça encontra-se uma frase motivadora associada que permite ao aluno o desenvolvimento de suas habilidades cognitivas e que o auxiliarão no seu aprendizado de xadrez. Esse trabalho foi realizado no período de março de 2017 a dezembro de 2019, as observações foram registradas durante as aulas semanais e por alguns relatos espontâneos dos pais desses alunos. Ao longo desses três anos da pesquisa, concluiu-se que o Dado aumentou a empatia e o respeito entre os educandos, além de contribuir para auxiliar na resolução de problemas ocasionados durante as partidas.
Referência(s)