POTENCIALIDADES DA COMPUTAÇÃO QUÂNTICA PROBLEMATIZADA PARA DISCUTIR CIENCIA, TECNOLOGIA E SOCIEDADE

2019; Volume: 14; Issue: 2 Linguagem: Português

ISSN

1982-2413

Autores

Andiara Pereira dos Santos Cardoso, Paulo Celso Ferrari, N. G. de Almeida,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

Esse artigo trata de uma pesquisa inicial que visa investigar as potencialidades da computacao quântica no Ensino Medio para discutir as complexas relacoes entre Ciencia, Tecnologia e Sociedade (CTS). Para esse intento, lancamos mao de uma sequencia didatica estruturada de acordo com os Tres Momentos, baseada na filosofia educacional freireana, para problematizar o computador quântico. Essa sequencia didatica foi desenvolvida em uma turma de primeiro ano do Ensino Medio em uma escola publica. Os dados foram obtidos por meio de questionarios e uma gravacao em video, submetidos a analise de conteudo. Com essa pesquisa inicial pudemos inferir que: i)a problematizacao do computador quântico pode auxiliar no entendimento de conceitos tecnicos e cientificos, fornecendo condicoes para participacao publica; ii) pode gerar possibilidades de mitigar visoes ingenuamente otimistas das inovacoes tecnocientificas eiii) permite levar discussoes quenao se limitam aos impactos da pos-producao, reivindicando participacao na definicao da agenda de pesquisa.

Referência(s)