
A ARTE ANATÔMICA E O QUEBRA-CABEÇAS RENASCENTISTA
2021; Volume: 1; Issue: 1 Linguagem: Português
10.53612/recisatec.v1i1.6
ISSN2763-8405
AutoresMax dos Santos Afonso, Alan Ávila Fliegel, André Peres Koth,
Tópico(s)Classical Philosophy and Thought
ResumoA arte e a anatomia humana caminham juntas, de várias maneiras, ao longo do tempo, como percebemos em diversos desenhos anatômicos, esculturas e afrescos, isto tudo ainda no século XVI, muito por conta das mentes extraordinárias de Leonardo Da Vinci e Michelângelo Buonarotti pois desenvolveram inúmeras criações que são apreciadas até os dias de hoje. Objetivo: apontar um olhar filosófico para as obras A Criação de Adão de Michelângelo Buonarotti e O Homem Vitruviano de Leonardo Da Vinci. Método: Retirando, através de um quebra-cabeças, o ponto-chave destes afrescos com intuito de questionar se, com tal mudança perde-se a sublime beleza ou não há alterações significativas. Conclusão: Embora os conceitos de beleza possam mudar com o tempo, a impressionante falta de “uma peça” muda completamente o significado das obras, mas não diminui a genialidade dos artistas.
Referência(s)