
Aprendizagem Colaborativa no Contexto de uma Atividade de Modelagem Matemática
2021; UNIVERSIDADE EST.PAULISTA JÚLIO DE MESQUITA FILHO; Volume: 35; Issue: 70 Linguagem: Português
10.1590/1980-4415v35n70a17
ISSN1980-4415
AutoresAdriana Helena Borssoi, Karina Alessandra Pessôa da Silva, Elaine Cristina Ferruzzi,
Tópico(s)Education Pedagogy and Practices
ResumoResumo Neste artigo nos concentramos em investigar o que se mostra de aprendizagem colaborativa quando os alunos, em grupos, desenvolvem uma atividade de Modelagem Matemática. Para isso, analisamos uma atividade desenvolvida por um grupo de alunos de um curso de Licenciatura em Química na disciplina de Equações Diferenciais Ordinárias. A análise qualitativa de cunho interpretativo dos registros escritos, áudios e vídeos está pautada em aspectos da aprendizagem colaborativa, quais sejam: interatividade, sincronia na interação e negociação. Com isso, pudemos inferir que, quando os alunos são orientados a trabalhar colaborativamente, de maneira a aprender juntos, se fazer entender, ouvir outras vozes e negociar encaminhamentos, seja para entendimento e simplificação da situação problemática, para matematização ou para determinar a solução, a aprendizagem colaborativa é oportunizada.
Referência(s)