
EXPOSIÇÃO A INFORMAÇÕES SOBRE COVID-19: ANALISE DE NOTICIAS EM DOIS TELEJORNAIS SEMANAIS DA TV ABERTA NO BRASIL
2021; Volume: 2; Issue: 6 Linguagem: Português
10.47820/recima21.v2i6.431
ISSN2675-6218
AutoresKaroline Giele Martins de Aguiar, Judson Rocha Alves, Agna Raflesia Ferreira dos Reis, Gilmara Carvalho dos Santos LIma, Layane Rodrigues da Silva Santos, Luziane Barbosa Alves, Ruty Alves dos Santos,
Tópico(s)Media and Communication Studies
ResumoResumo: Com o desenvolvimento tecnológico no último século, as informações chegam às pessoas, em suas casas, com grande velocidade e facilidade. Especialmente nas últimas duas décadas, com o advento da internet, isso fica ainda mais evidente. Algumas das mídias com maior poder de comunicação na atualidade continuam sendo a televisão, especialmente os telejornais. A propagação de notícias com ênfase nos aspectos negativos, desastres, violência e morte é uma constante nessas mídias. A exposição constante a notícias negativas pode levar o indivíduo ao desenvolvimento de sofrimento psíquico. O artigo analisou o tempo utilizado e o teor de noticiais (positivas ou negativas) sobre o COVID-19 em dois Telejornais da televisão aberta, de frequência semanal no Brasil. Os resultados indicam a prevalência de maior tempo de exposição de conteúdos negativas, sobressaindo-se em ralação as conteúdos positivos como pessoas sobrevivente, vacinação.
Referência(s)