
O estresse do estudante de Medicina durante a pandemia de COVID-19
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i9.18372
ISSN2525-3409
AutoresTalita de Oliveira Felippe, Claudia Spaniol, Lucas Auada da Silva, André Chaves Calabria, Gabrielle Ferreira, Nichollas de Lorenzi Carvalho, Murilo Moretti, Natália Veronez da Cunha,
Tópico(s)Healthcare professionals’ stress and burnout
ResumoObjetivo: Avaliar o estresse do estudante de medicina frente a pandemia de COVID-19. Método: Estudo quantitativo, observacional, transversal. Participaram da pesquisa 320 alunos regularmente matriculados no curso de medicina de qualquer Instituição de Ensino Superior (IES) brasileira, do primeiro ao sexto ano, maiores de 18 anos. A coleta de dados foi realizada por meio virtual, com o envio de um link para acesso do instrumento de pesquisa autoaplicável, contendo questões sobre o perfil sociodemográfico e estilo de vida e a Escala de Estresse Percebido. A pesquisa foi aprovada pelo Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade do Planalto Catarinense (número 072659/2020). Os dados foram então submetidos à análise estatística descritiva. Resultados: A pandemia impactou negativamente no estilo de vida dos estudantes, que diminuíram a prática de atividades físicas e pioram a alimentação. Ainda, 46,6% dos estudantes apresentaram um agravo ou desenvolvimento do transtorno psicopatológico de ansiedade. Pela Escala de Estresse Percebido, observou-se que a grande maioria dos estudantes de medicina (75,6%) apresentaram um nível de estresse médio (31±4). Conclusão: A pandemia de COVID-19 impactou negativamente os estudantes de medicina, deixando-os mais ansiosos e estressados. Faz-se necessário implementação de redes de apoio à saúde mental nas universidades para esses estudantes. Além disso, também é preciso maior suporte ao estudante no retorno às atividades práticas, com fornecimento correto de todos EPIs e maiores capacitações para o enfrentamento a COVID-19.
Referência(s)