HIP HOP: Dialogando currículo, educação e elementos subjacentes ao movimento cultural
2021; Volume: 12; Issue: 1 Linguagem: Português
10.55847/pindorama.v12i1.913
ISSN2179-2984
Autores Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoO texto que segue traz reflexões acerca do tratamento dado ao Movimento Cultural Hip Hop pela academia. Entende-se que o movimento ainda é massivamente tratado nos espaços legitimados seguindo uma narrativa superficial e apresentando espaçados trabalhos que discutam de maneira alargada e em profundidade o tema. Para isso, trazemos aspectos informacionais históricos que ainda são desconhecidos de muitos que se interessam pelo assunto. O desconhecimento da história do movimento permite que a disseminação de informações rasas e leva à ideia de que a cultura só se direciona à prática do entretenimento. Desmistificando isso, alcançamos a relação direta que o Hip Hop tem com a Educação, no momento em que ambos devem ser executados para atender ao mesmo fim; no entanto, ainda apresentam barreiras que sustentam e ratificam práticas preconceituosas. Por fim, propõe-se a necessidade de compreender o real espírito hip hop e fortalecer tal conhecimento para que a emancipação dos sujeitos sociais aconteça de maneira coletiva. Palavras-chave: Movimento Cultural Hip Hop. Educação. História. Universal Zulu Nation. Comunidade negra.
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