Artigo Produção Nacional Revisado por pares

Formas cinematográficas de tensão socioespacial: o filme O invasor, de Beto Brant

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS; Volume: 8; Issue: 1 Linguagem: Português

ISSN

2446-8215

Autores

Guilherme Muniz Safadi,

Tópico(s)

Urban Development and Societal Issues

Resumo

O filme O invasor (2001), de Beto Brant, ao colocar em cena personagens e espacos socialmente distintos em uma narrativa sobre crime, envolvendo figuracoes de “centro” e “periferia” urbanos na tematizacao de relacoes sociais e violencia, traz singularidades que instigam a investigacao dos entrecruzamentos entre obra, formas cinematograficas e aspectos de seu tempo. Em consonância com aportes sobre as interfaces entre cinema e historia (Baecque, 2008; Lagny, 2009, Morettin, 2011), este artigo busca atentar para as escolhas formais envolvidas na construcao de sentidos, considerando o “especifico filmico” para sustentar a leitura historica do filme. Sustenta-se a existencia no filme de um esforco para construir e dar forma especifica a tensoes e relacoes socioespaciais, remetendo-nos ao contexto de intensas disputas de sentido em torno das relacoes centro-periferia. Em seus diversos elementos, do roteiro a mise-en-scene , atravessado por relacoes dialogicas com o hip hop, o filme constroi uma abordagem relacional e tensa de divisoes sociais e territoriais urbanas, informada por processos de desestabilizacao de referencias socioespaciais. Palavras-chave : Cinema brasileiro, violencia, relacao centro-periferia.

Referência(s)