
"HOMENS, VIOLÊNCIA E CONSUMISMO: ANÁLISE DA MASCULINIDADE NOS GRUPOS VIRTUAIS MGTOW E DO FILME “CLUBE DA LUTA”
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português
10.14295/de.v9i1.13053
ISSN2358-8853
AutoresGeorge Miguel Thisoteine, Vitor Hugo Rossetti Canasiro, Brenda Sayuri Tanaka, Ana Cláudia Botolozzi, André Luiz Gellis,
Tópico(s)Youth, Politics, and Society
ResumoOs atuais discursos da masculinidade surgidos nos meios virtuais tornaram-se veículos de propagação de ódio às mulheres e de uma conduta nociva aos próprios homens. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório, teve por objetivo analisar as expressões de gênero da masculinidade a partir do grupo virtual masculino MGTOW e do filme Clube da luta. As categorias resultantes da análise foram: (a) Discurso Consumista e (b) Discurso da Masculinidade Supremacista, ou seja, diante da dificuldade de se enquadrarem nos padrões de uma masculinidade hegemônica, os homens tendem a se envolverem em comportamentos de violência e consumismo. Pode-se dizer que as origens para esses discursos masculinos destrutivos, tanto na mídia internet atual, quanto no filme mais antigo, encontram-se na frustração de não conseguirem viver as expectativas que a cultura do patriarcado impõe, diferenciando-se apenas pela interface que se manifesta.
Referência(s)