Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

"HOMENS, VIOLÊNCIA E CONSUMISMO: ANÁLISE DA MASCULINIDADE NOS GRUPOS VIRTUAIS MGTOW E DO FILME “CLUBE DA LUTA”

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE; Volume: 9; Issue: 1 Linguagem: Português

10.14295/de.v9i1.13053

ISSN

2358-8853

Autores

George Miguel Thisoteine, Vitor Hugo Rossetti Canasiro, Brenda Sayuri Tanaka, Ana Cláudia Botolozzi, André Luiz Gellis,

Tópico(s)

Youth, Politics, and Society

Resumo

Os atuais discursos da masculinidade surgidos nos meios virtuais tornaram-se veículos de propagação de ódio às mulheres e de uma conduta nociva aos próprios homens. Este estudo qualitativo, descritivo e exploratório, teve por objetivo analisar as expressões de gênero da masculinidade a partir do grupo virtual masculino MGTOW e do filme Clube da luta. As categorias resultantes da análise foram: (a) Discurso Consumista e (b) Discurso da Masculinidade Supremacista, ou seja, diante da dificuldade de se enquadrarem nos padrões de uma masculinidade hegemônica, os homens tendem a se envolverem em comportamentos de violência e consumismo. Pode-se dizer que as origens para esses discursos masculinos destrutivos, tanto na mídia internet atual, quanto no filme mais antigo, encontram-se na frustração de não conseguirem viver as expectativas que a cultura do patriarcado impõe, diferenciando-se apenas pela interface que se manifesta.

Referência(s)
Altmetric
PlumX