Artigo Acesso aberto Produção Nacional

Desenvolvimento sustentável na caatinga é possível? visão dos alunos de ensino médio de uma escola pública de Quixelô (CE)

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO; Volume: 16; Issue: 4 Linguagem: Português

10.34024/revbea.2021.v16.11646

ISSN

1981-1764

Autores

Paula Guedes Vicente, Diego Coelho do Nascimento, Môngolla Keyla Freitas de Abreu, Bruno Edson-Chaves,

Tópico(s)

Education Pedagogy and Practices

Resumo

O artigo discute sobre a percepção de estudantes do Ensino Médio de uma escola pública do município de Quixelô, Ceará, Brasil, acerca das características, da conservação e do desenvolvimento sustentável na Caatinga. Metodologicamente, utilizamos o questionário para a coleta de dados, a análise de conteúdo e nuvem de palavras para a análise qualitativa, e apresentamos os dados quantitativos analisados através de tabelas e gráficos. Os resultados demonstram que apesar dos estudantes conhecerem o conceito “desenvolvimento sustentável”, e sobre as características ge-rais da Caatinga, não conseguem desenvolver práticas sustentáveis para a convivên-cia com o semiárido e/ou para mitigar os impactos já ocasionados neste bioma.

Referência(s)