
A Língua Brasileira de Sinais: panorâmica, limites e perspectivas acerca da inserção desta enquanto mecanismo de comunicação do surdo na escola e na sociedade
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i10.18884
ISSN2525-3409
AutoresGerson Avelino Fernandes Pereira, Ana Maria Soek,
Tópico(s)Assistive Technology in Communication and Mobility
ResumoO presente trabalho apresenta uma visão geral acerca da inclusão da Língua Brasileira de Sinais na escola pública e na sociedade enquanto instrumento de comunicação do surdo, seja entre a própria comunidade surda ou entre surdo e ouvinte. A Língua Brasileira de Sinais, sem dúvida, é uma grande conquista pelo surdo no que diz respeito à sua emancipação como sujeito de direitos situado num contexto histórico e social. A escola é legitimadora tanto da inclusão quanto do processo inverso, e a sociedade caminha junto nesse itinerário enquanto espaço de lutas e também de grandes conquistas. Nesse sentido, aponta-se alguns aspectos legais acerca da língua de sinais, seu papel enquanto política pública para o surdo e seu marco situacional no contexto brasileiro como um sinal de avanços, mas também, de grandes lacunas que ainda precisam ser preenchidas para que a mesma alcance sua efetividade nos espaços educativos e formativos. Sendo assim, puderam ser verificados progressos em relação ao adentrar do surdo na escola e as melhorias como a capacitação de profissionais, presença de intérpretes e afirmação de legislação existente a respeito dessa causa, porém, há muito a se fazer ainda, e para isso, é necessária a devida atenção das políticas públicas para consolidar a língua brasileira de sinais como mecanismo de comunicação e interação do surdo com a escola e com a sociedade.
Referência(s)