Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

A Língua Brasileira de Sinais: panorâmica, limites e perspectivas acerca da inserção desta enquanto mecanismo de comunicação do surdo na escola e na sociedade

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 10 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i10.18884

ISSN

2525-3409

Autores

Gerson Avelino Fernandes Pereira, Ana Maria Soek,

Tópico(s)

Assistive Technology in Communication and Mobility

Resumo

O presente trabalho apresenta uma visão geral acerca da inclusão da Língua Brasileira de Sinais na escola pública e na sociedade enquanto instrumento de comunicação do surdo, seja entre a própria comunidade surda ou entre surdo e ouvinte. A Língua Brasileira de Sinais, sem dúvida, é uma grande conquista pelo surdo no que diz respeito à sua emancipação como sujeito de direitos situado num contexto histórico e social. A escola é legitimadora tanto da inclusão quanto do processo inverso, e a sociedade caminha junto nesse itinerário enquanto espaço de lutas e também de grandes conquistas. Nesse sentido, aponta-se alguns aspectos legais acerca da língua de sinais, seu papel enquanto política pública para o surdo e seu marco situacional no contexto brasileiro como um sinal de avanços, mas também, de grandes lacunas que ainda precisam ser preenchidas para que a mesma alcance sua efetividade nos espaços educativos e formativos. Sendo assim, puderam ser verificados progressos em relação ao adentrar do surdo na escola e as melhorias como a capacitação de profissionais, presença de intérpretes e afirmação de legislação existente a respeito dessa causa, porém, há muito a se fazer ainda, e para isso, é necessária a devida atenção das políticas públicas para consolidar a língua brasileira de sinais como mecanismo de comunicação e interação do surdo com a escola e com a sociedade.

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