Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Iniciação infantil ao polo aquático: fundamentação teórica e proposta de atividades

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE GOIÁS; Volume: 24; Linguagem: Português

10.5216/rpp.v24.68301

ISSN

1980-6183

Autores

Dieisson Vasques, Diego A. Paixão, Flávio Antônio de Souza Castro,

Tópico(s)

Physical Education and Pedagogy

Resumo

Este estudo tem por objetivo propor diretrizes teórico-práticas para a construção de metodologias de ensino do Polo Aquático (PAq). Pretende apontar conteúdos indispensáveis na iniciação ao PAq para crianças (6 a 10 anos de idade) e apresentar atividades práticas para o processo de ensino-aprendizagem através de uma revisão narrativa de materiais pertinentes ao tópico na forma de ensaio. Clareza de linguagem, pertinência prática e representatividade do item foram avaliados por três especialistas e o coeficiente de validade de conteúdo geral foi de 0,91. A proposição de atividades baseadas em referenciais teóricos pode guiar os profissionais de educação física a ampliar o leque pedagógico de maneira sólida.

Referência(s)