
ESPECTROFOTÔMETRO DE BAIXO CUSTO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE CIÊNCIAS
2021; Faculdade Sul Fluminense; Volume: 6; Linguagem: Português
10.22408/reva6020219591042-1056
ISSN2526-043X
AutoresJuliana Rodrigues dos Anjos, Agostinho Serrano de Andrade Neto,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoNesta contribuição trazemos a aplicação de um espectrofotômetro de baixo custo para o Ensino de Física, com a realização de atividades utilizando um aplicativo de celular. Buscamos apresentar as tarefas efetuadas ao trabalhar os conceitos de emissão e absorção da luz com estudantes licenciandos em Física. A fundamentação teórica do estudo está embasada na Teoria da Mediação Cognitiva (TMC), a qual defende o uso de ferramentas hiperculturais na aprendizagem. Os resultados foram obtidos após as análises realizadas sobre os pré-testes, guias de atividade, pós-testes e gestos descritivos obtidos das imagens de vídeo, gravadas durante as entrevistas semiestruturadas. O material é uma alternativa para o estudo de espectrometria, sendo o aplicativo um mediador do processo de ensino.Palavras Chave: Espectrofotômetro. Ensino de física. Celular. Aplicativo.
Referência(s)