
O que as crianças indígenas têm a nos ensinar? O encontro da etnologia indígena e da antropologia da criança
2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL; Volume: 27; Issue: 60 Linguagem: Português
10.1590/s0104-71832021000200002
ISSN1806-9983
Autores Tópico(s)Indigenous Studies in Latin America
ResumoResumo Neste texto, proponho o encontro da antropologia da criança, um campo bastante consolidado na antropologia, com a etnologia indígena. Partindo da percepção de que, de um lado, os estudos sobre crianças indígenas estão igualmente consolidados no Brasil, mas, de outro, a etnologia indígena não os tem levado em consideração, e que os modelos analíticos recentes têm falhado em incorporar as crianças, proponho meios para essa incorporação. Para isso, discuto a revisão de conceitos que têm balizado a antropologia, mas por vezes persistido na etnologia indígena, e trago exemplos de etnografias com crianças indígenas, de modo a propor uma etnologia indígena que possa levar a sério o que as crianças têm a revelar.
Referência(s)