Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Mediação de leitura através dos Instagrans literários

2021; UNIVERSIDADE FEDERAL DE ALAGOAS; Volume: 8; Issue: 2 Linguagem: Português

10.28998/cirev.2021v8n2h

ISSN

2358-0763

Autores

Anamaria Barreto Nascimento, Martha Suzana Cabral Nunes,

Tópico(s)

Cultural, Media, and Literary Studies

Resumo

Nas mídias sociais, as pessoas buscam encontrar quem compartilha dos mesmos interesses. Hoje em dia, com os avanços das Tecnologias da Informação e Comunicação, é possível encontrar na web variadas mídias sociais voltadas para os leitores. Os Instagrans literários são perfis criados na plataforma do Instagram com o intuito de divulgar livros, aproximar pessoas com gostos de leitura similares e criar uma comunidade literária. Dessa forma, o objetivo geral dessa pesquisa foi verificar a contribuição dos perfis literários no Instagram como mediadores de leitura. Entre os objetivos específicos estão: caracterizar as formas de mediação de leitura e de atuação do bibliotecário como mediador de leitura; compreender o uso das mídias sociais no incentivo à leitura; contextualizar o espaço do bookstagram e analisar esses perfis e suas interações com seus seguidores. Quanto à metodologia, essa é uma pesquisa descritiva com abordagem de natureza qualitativa e quantitativa. Como instrumento para coleta de dados foram aplicados questionários eletrônicos com o objetivo de analisar a interação dos perfis literários com seus seguidores, além das percepções pessoais desses moderadores em relação à forma como eles mediam a leitura. Conclui-se que os Instagrans literários contribuem ativamente na mediação da leitura digital através das ferramentas utilizadas para a criação de conteúdo e que os leitores atuam como os próprios mediadores da leitura.Palavras-chave: Instagram literário. Mediação da leitura. Mídias sociais. Bookstagram.

Referência(s)