
A Síndrome de Burnout em professores do Ensino Médio da Cidade de Exu - PE
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 10 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i10.18499
ISSN2525-3409
AutoresLeonardo Eric Silva Santos, Dennis Bezerra Correia, Cícero Jorge Verçosa, Jailson Renato de Lima Silva, Rafael Henrique Luciano dos Santos, Maria Eliana Vieira Figueroa, Clêidio da Paz Cabral, Francileide Vieira Figueirêdo, João Paulo Camilo de Oliveira, Ginna Gonçalves Pereira, Maria Magnolia Batista Florêncio, Allyson Francisco dos Santos, José Aglailson Oliveira da Anunciação, Nayane Kely Silva Sampaio, Gabriel Venâncio Cruz, Francisco Diego Pereira, Josefa Edilene da Silva, Filipe Gutierre Carvalho de Lima Bessa, Elane Soares Araújo, Cícero Magérbio Gomes Torres, Norma Suely Ramos Freire,
Tópico(s)Education and Work Dynamics
ResumoA Síndrome de Burnout é uma patologia que afeta profissionais de muitas áreas, em especial professores. A exaustão e despersonalização são um dos sintomas que geralmente irão estar presentes na pessoa acometida. Esta pesquisa objetivou analisar sinais e sintomas da síndrome de Burnout em professores de ensino médio, que atuam no programa de tempo integral. Trata-se de um estudo descritivo com abordagem quantitativa que é definido como o levantamento sistemático dos problemas, características ou fenômenos observados na população. O estudo foi desenvolvido em uma escola de ensino médio da cidade de Exu que funciona na modalidade de ensino de tempo semi-integral. A fim de preservar a identidade da escola o seu nome não foi indicado no estudo. A amostra da pesquisa constitui de 9 professores. A pesquisa utilizou-se da aplicação em forma presencial de questionários estruturados contendo quatro blocos de perguntas. Diante do exposto, é imprescindível que essa pesquisa seja ampliada a partir de novas contribuições e faz-se necessário uma reflexão acerca das suas falhas ou limitações, a fim de se definir melhorias para que possibilite o alcance de resultados ainda mais significativos no campo das aprendizagens e do desenvolvimento pessoal. O conhecimento acerca dos fatores preditores da síndrome de Burnout facilita a elaboração de medidas e programas de prevenção. Ressalta-se que este estudo apresenta limitações no que se refere ao número de participantes, uma vez que a amostra não foi atingida em razão da não participação de muitos professores na coleta dos dados.
Referência(s)