Artigo Acesso aberto Produção Nacional Revisado por pares

Avaliação da aprendizagem em química: debates necessários no contexto de (pós) pandemia

2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 9 Linguagem: Português

10.33448/rsd-v10i9.18111

ISSN

2525-3409

Autores

Isabela Vieira da Silva, Andréia Francisco Afonso,

Tópico(s)

Chemistry Education and Research

Resumo

A avaliação da aprendizagem tem um papel importante no processo educativo, pois vai além da verificação dos erros cometidos pelos estudantes, das notas e da promoção para um nível ou série escolar mais avançada. Ela pode contribuir na identificação dos pontos que precisam ser revistos, tanto pelos estudantes, durante os estudos, quanto pelos professores, durante o (re)planejamento das aulas, de modo que o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem traga benefícios para todos. Dessa forma, por considerar todo o processo, a avaliação deve ser realizada ao longo do ano letivo sob diferentes formas, e não ficar restrita a um momento pontual. Ela deve ser planejada e elaborada atentamente, especialmente durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), momento em que surgem dúvidas, tais como: Que tipo de avaliação é possível realizar de forma remota? Quais instrumentos são os mais adequados? Como é possível ter o controle sobre a “cola”? Como avaliar no pós-pandemia? Para promover a reflexão e o debate sobre essas questões, direcionadas ao processo avaliativo nas aulas de Química no Ensino Médio, destinamos este artigo. Espera-se também que as propostas de avaliação indicadas no texto possam contribuir com a prática avaliativa dos professores de Química atuantes na Educação Básica.

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