
Avaliação da aprendizagem em química: debates necessários no contexto de (pós) pandemia
2021; Grupo de Pesquisa Metodologias em Ensino e Aprendizagem em Ciências; Volume: 10; Issue: 9 Linguagem: Português
10.33448/rsd-v10i9.18111
ISSN2525-3409
AutoresIsabela Vieira da Silva, Andréia Francisco Afonso,
Tópico(s)Chemistry Education and Research
ResumoA avaliação da aprendizagem tem um papel importante no processo educativo, pois vai além da verificação dos erros cometidos pelos estudantes, das notas e da promoção para um nível ou série escolar mais avançada. Ela pode contribuir na identificação dos pontos que precisam ser revistos, tanto pelos estudantes, durante os estudos, quanto pelos professores, durante o (re)planejamento das aulas, de modo que o desenvolvimento do processo de ensino e aprendizagem traga benefícios para todos. Dessa forma, por considerar todo o processo, a avaliação deve ser realizada ao longo do ano letivo sob diferentes formas, e não ficar restrita a um momento pontual. Ela deve ser planejada e elaborada atentamente, especialmente durante o Ensino Remoto Emergencial (ERE), momento em que surgem dúvidas, tais como: Que tipo de avaliação é possível realizar de forma remota? Quais instrumentos são os mais adequados? Como é possível ter o controle sobre a “cola”? Como avaliar no pós-pandemia? Para promover a reflexão e o debate sobre essas questões, direcionadas ao processo avaliativo nas aulas de Química no Ensino Médio, destinamos este artigo. Espera-se também que as propostas de avaliação indicadas no texto possam contribuir com a prática avaliativa dos professores de Química atuantes na Educação Básica.
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